Rejeição 778
🔴REJEIÇÃO 778
- Informado NCM inexistente.
🟡CAUSA
- Ocorre quando, ao emitir a NF-e, o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) informado não existe na tabela oficial de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Obs: Na mensagem de erro, será informado o item específico a ser ajustado, caso a nota tenha mais de um item.
🟢SOLUÇÃO
- Edite o documento clicando em Editar → insira sua senha → vá até a aba Produtos → localize o item com erro → informe o NCM correto (pesquise no Google ou solicite ao cliente) → processe novamente a nota.
PRINTS PARA CORREÇÃO
1. COMO VER A REJEIÇÃO?
Selecione a NFe/NFCe com erro, vá até a aba ARQUIVOS DE LOG e clique em “Notas não confirmadas”.

2. COMO CORRIGIR O ERRO?
Clique em editar o documento, vá até a aba Produtos, localize o produto com NCM incorreto e substitua pelo NCM correto.
⚠️ Para evitar erros futuros, o NCM também deve ser corrigido no cadastro do produto.

